As empresas também têm a sua zona de conforto!

Cursos de desenvolvimento pessoal

Zona de Conforto é igual a estagnação profissional

Mudança! Mudança é uma palavra chave nos tempos que correm. Faz parte da vida das pessoas… e também das empresas.

As organizações que introduzem mudanças são as que conseguem fazer frente às condições competitivas do mercado. Mas toda a mudança organizacional implica um desbravar de novos horizontes… enfim, implica SAIR DA ZONA DE CONFORTO!

Sim, nas organizações, os indivíduos e as equipas também têm as suas zonas de conforto!

As zonas de conforto dentro de uma organização referem-se a todas as circunstâncias que conduzem a manter tudo da mesma forma, potenciando um comodismo que origina estagnação. Representações dessas zonas de conforto são, por exemplo, a maneira habitual de pensar, agir / fazer, se organizar, liderar, comunicar…

“Fizemos sempre assim”

Normalmente, as pessoas quando se encontram na sua zona de conforto alegam que não é possível fazer de forma diferente ou que não haver resultados melhores se se mudar.

Os líderes organizacionais devem estar atentos a estas circunstâncias e encontrar formas positivas de estimular os colaboradores para a mudança produtiva, pois a zona de conforto não é benéfica nem para as organizações, nem para os seus profissionais.

É importante termos presente que TODA A EVOLUÇÃO IMPLICA MUDANÇA! Mudança de hábitos, mudança de formas de pensar, mudança de formas de agir… Sem mudança, ficamos exatamente no mesmo lugar onde estamos.

E isto é válido quer para as pessoas, quer para as empresas.

Por: Cristina Borges, 25 Agosto 2015

© Cristina Borges todos os direitos reservados