Sessões de Coaching

Afinal, o que é o Coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento humano que visa apoiar as pessoas a atingir os seus objetivos (pessoais ou profissionais), através de uma metodologia, técnicas e ferramentas específicas, estabelecendo-se através de uma relação de parceria entre o coach e o coachee (quem beneficia do processo). O coach apoia o coachee a se tornar a melhor versão de si mesmo. Ajuda-o a crescer, a ver para além do que é hoje e a focar-se naquilo em que se quer tornar. 

Importante: coaching NÃO é mentoring, aconselhamento, terapia, formação ou consultoria. Trata-se, antes, de um processo que, baseando-se nas próprias competências e habilidades do indivíduo, o ajuda a encontrar as suas próprias soluções, construindo (de forma coerente consigo mesmo e com respeito pelos seus valores) o seu próprio caminho.

Pode ver, de uma forma muito simples, como o coaching funciona assistindo ao vídeo que partilho na seguinte página deste site:

http://www.cristinaborges.pt/shortcodes/videos/

O Coaching é para mim? Quem se pode beneficiar de um processo de Coaching?

O coaching é útil não apenas quando não se tem objetivos bem definidos, mas também para aquelas pessoas que, apesar de terem objetivos claros, não sabem como alcançá-los, não conseguem agir, desmotivam-se pelo caminho ou não estão a conseguir obter os resultados que esperavam.

O processo de coaching ajuda-o a:

  • Aumentar a autopercepção e o autoconhecimento
  • Clarificar e definir metas claras e atingíveis
  • Identificar pontos fortes e fragilidades, assim como formas de lidar com elas
  • Identificar e superar obstáculos 
  • Superar crenças limitantes
  • Criar um plano para atingir o seu objetivo
  • Manter o foco e a motivação
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores
  • E muito mais…​

Em que consistem as sessões de Coaching?

O cliente (coachee) é quem define o seu foco de trabalho (o que ele quer melhorar na sua vida e quais os objetivos que quer atingir). Em cada encontro de coaching, o coach é um parceiro de jornada, encorajando o coachee a se auto-descobrir,  a clarificar e definir as suas metas, a obter soluções e estratégias (geradas pelo próprio cliente) e a colocar-se em ação, para se aproximar, passo a passo, da sua situação desejada (onde quer chegar). 

Qual a duração e frequência das sessões?

Uma sessão de coaching tem a duração média de 1 hora a 1 hora e meia. As sessões são periódicas, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, mas a frequência é delineada caso a caso, à medida das necessidades do coachee.

Quanto tempo dura o processo de Coaching?

Como o processo de coaching é personalizado, a duração do processo e o número de sessões vai depender de cada caso. De uma forma geral, um processo deverá ter uma duração mínima de três meses.

Marcação de sessões

Pode entrar em contacto comigo através dos contactos disponibilizados neste site.

 © Cristina Borges todos os direitos reservados