Código de ética

 

Fonte: Código de Ética da INCTA: http://www.nlpc-incta.com/codigo-de-etica-incta/

Certificação Internacional em Coaching, Certificação Internacional em PNL

Como coach profissional certificada, no âmbito da minha atividade profissional em Coaching, assumo os seguintes compromissos:

I – Honrarei a profissão de coach

1.1. Não farei qualquer afirmação falsa ou enganosa relativa aos serviços que ofereço como coach (quer para particulares, quer para empresas) ou ao âmbito da profissão de coach.

1.2. Estarei atento à existência de questões pessoais que possam entrar em conflito, dificultar, interferir ou prejudicar o meu desempenho como coach profissional e, caso se manifeste como o adequado, suspenderei ou darei como terminada a minha relação de coaching com o cliente.

1.3. Reconhecerei que é o coachee que, pelo seu esforço e contribuição, atinge as suas metas. Não atribuirei a mim mesmo o mérito do percurso do cliente e dos seus sucessos.

1.4. No âmbito da minha obrigação de confidencialidade:

a) Guardarei registos relativos ao meu trabalho como coach, assegurando a segurança e privacidade dos mesmos. Eliminarei quaisquer registos se o cliente o exigir ou quando, em consciência, reconheça perigo para a sua privacidade.

b) Manterei confidencialidade relativamente a todas as informações do cliente e do responsável.

c) Estabelecerei um acordo claro sobre como a informação do coaching será trocada entre o coach, o cliente e o responsável (quando aplicável) e respeitarei sempre os termos desse acordo.

1.5. Procurarei evitar conflitos de interesse, ainda que potenciais e denunciarei os mesmos quando surgirem, ainda que isso implique terminar a relação de coaching.

1.6. Não obterei qualquer vantagem ou proveito pessoal, profissional ou monetário do relacionamento de coaching, exceto o proveniente da remuneração acordada no contrato escrito ou acordo verbal.

II – Terei uma conduta profissional no relacionamento com os clientes

2.1. Atuarei com integridade e honestidade durante todo o relacionamento profissional que manterei com o cliente.

2.2. Jamais manterei qualquer envolvimento do foro íntimo ou pessoal com o cliente durante uma sessão de coaching.

2.3. Terei acordos ou contratos claros com os meus clientes e responsáveis, ficando explicitado, de forma clara, os termos da prestação dos serviços e relacionamento de coaching. Honrarei todos os acordos ou contratos assumidos no contexto de relacionamentos profissionais de coaching.

2.4. Não darei aos meus potenciais clientes ou responsáveis informações ou sugestões que eu acredite serem enganosas, falsas ou prejudiciais para os mesmos.

2.5. Terei o cuidado de, antes de iniciar o processo de coaching, explicar cuidadosamente ao meu cliente (ou responsável) a natureza do coaching, como se desenrola o processo, a definição de responsabilidades, os termos de confidencialidade e outras informações que sejam relevantes para garantir o perfeito esclarecimento do cliente. Visarei também as normas, procedimentos e acordos financeiros constantes do contrato de coaching ou acordo verbal, assim como o acordo sobre o tipo, duração e regularidade das sessões.

Garantirei que o cliente ou o responsável compreendam a natureza das informações.

2.6. Respeitarei as percepções, estilo de aprendizagem e maneira de ser do cliente, apoiando-o continuamente a explorar oportunidades essenciais às metas estabelecidas.

2.7. Não farei qualquer declaração enganosa ou falsa sobre o meu cliente ou responsável.

2.8. Respeitarei o direito do cliente de terminar o relacionamento de coaching em qualquer momento durante o processo, sujeito aos termos que tenham sido estabelecido no acordo verbal ou contrato.

Estarei atento às indicações de que o cliente possa não estar a sentir-se beneficiado pelo nosso relacionamento de coaching e, caso entenda, em consciência, que o cliente saíria mais beneficiado com os serviços de outro coach ou recorrendo a outro processo diferente do coaching, dar-lhe-ei a ele ou ao responsável essa indicação.

2.9. Sempre que acreditar ser necessário ou adequado à situação concreta do cliente, irei sugerir ao cliente que procure os serviços de outros profissionais.

Compromisso de ética

Como Coach Profissional, eu conheço e concordo em cumprir as minhas obrigações éticas perante os meus clientes e responsáveis, colegas e para com o público em geral.

Estou comprometida em cumprir todos os ítens do Código de Ética e praticá-los com todos aqueles a quem presto os meus serviços profissionais como coach.